segunda-feira, 15 de julho de 2013

APICULTURA COMO ALTERNATIVA DE RENDA



Conceito e Importância

Polinização por visita de abelhas
A Apicultura é a terminação que se dá para o cultivo de abelhas da espécie Apis mellifera. Uma atividade relativamente fácil de ser conduzida e que agrega valor à propriedade, seja pelos produtos que dispõem ou pelos benefícios que gera.
Castas de abelhas
As abelhas são responsáveis pelo aumento da produtividade de inúmeras espécies agrícolas e arbóreas do reino vegetal, atuando através da polinização. Inclusive algumas plantas não se desenvolvem a não ser pela ajuda desse inseto. Em termos de organização as abelhas são o grupo de insetos mais sociáveis e estruturados. Todas trabalham em função da comunidade e de sua sustentação. 


Produtos da Colméia

Os produtos provindos da colméia podem ser comercializados ou não. Podem ser consumidos como alimentos, remédios, cremes, cosméticos, etc.
Mel como produto da colméia
A procura por mel, própolis, pólen e outros produtos da colméia tem feito com que aumente consideravelmente o número de apiários e assim de colméias, bem como o manejo dos já existentes. Além disso, as abelhas produzem também a apitoxina (veneno do ferrão), esta é muito utilizada para sanar dores de cabeça, musculares entre muitos outros problemas.

Instalação e Manejo

Os custos iniciais para a implantação de um apiário não são muito altos. O agricultor precisa investir em caixas e alguns materiais para extração dos produtos além de equipamentos de proteção. 

Apiário
É recomendado que antes de começar a atividade o agricultor busque algumas informações sobre cuidados com as abelhas, manutenção e principalmente referente a sanidade da colméia.
Não há necessidade de muito trabalho para manter a colméia estável e saudável, com boa produção. O que se indica é fazer algumas visitas, (6-7 por ano) para ver se há espaço suficiente, se a rainha está produtiva, se não há inimigo natural atacando, se não há muito bloqueio da caixa pela vegetação, e se as abelhas estão com o comportamento normal de coleta, agitação.



Manejo das colméias
 Já a colheita, o que talvez seja o mais trabalhoso nesse cultivo, a melhor época é na floração, geralmente primavera-verão, onde as abelhas têm a possibilidade de produzir novo alimento com facilidade, e que o ambiente é agradável para sair da colméia e fazer a coleta, sem muitas dificuldades e perdas. 

Fumegador
Jamais colete no inverno. É uma época onde as abelhas saem pouco pra trabalhar e se mantém apenas com a reserva já existente dentro da colméia. 
Quando o agricultor for fazer a coleta de mel ou qualquer outro produto, o ideal é usar o fumegador (fumaça), estar acompanhado por um ajudante e nunca cortar a linha de vôo das abelhas, o ideal é chegar por trás da colméia.

Cuidados Especiais

A apicultura é uma atividade fácil de ser conduzida, porém requer de cuidados essenciais. A higiene das colméias, a prevenção contra doenças e o ataque de inimigos são pontos fundamentais que devem ser cuidados. Quando não percebidos algum desses fatores, a produtividade tende a cair e em pior dos casos a morte da colméia poderá ocorrer.
Favo saudável
Geralmente doenças estão associadas a perdas de qualidade dos produtos e da destruição da colméia. Já inimigos que por sua vez são naturais, implicam na perda de produção, em virtude do desgaste da abelha, que acontece na luta pela sobrevivência.
As abelhas podem ser afetadas por uma grande gama de doenças, as quais podem ser causadas por fungos, bactérias e vírus. Essas doenças variam desde a quebra de produtividade até a destruição do apiário.

Favo doente
As abelhas podem ser contaminadas pelos agentes causadores a partir da introdução de enxames naturais coletados, reutilização de favos, utilização de quadros com crias, alimentação coletiva, abelhas pilhadoras, zangões, manejo do apicultor, entre outras medidas de intervenção no apiário. As doenças são dividias em função da fase de desenvolvimento, que atacam as abelhas. Podem ser: doenças das crias, doenças dos adultos e doenças de crias e adultos. 

Fonte: Acadêmica Elenice Broetto Weiler

Um comentário:

  1. Parabéns pelo trabalho de E-extensão: o blog contêm temas muito importantes e variados.

    Att.

    Prof. Oscar A. Torres

    ResponderExcluir

Obrigado pela sua participação neste blog. Um abraço dos alunos Elenice, Jone, Fernanda, Djavan, Meline e Robson