sábado, 13 de julho de 2013

A AGROECOLOGIA


A agroecologia é uma ciência que resgata o conhecimento agrícola tradicional desprezado pela agricultura moderna, e procura fazer sua sistematização e validação de forma que este possa ser (re) aplicado em novas bases .
Diversidade de Alimentos
Em função de suas especificidades, a organização social da produção agrícola baseada no trabalho familiar favorece a conciliação entre a complexificação desejada e a supervisão e controle do processo de trabalho necessário, considerando como o  ideal ao desenvolvimento de uma agricultura ambientalmente sustentável, em função de suas características de produção diversificada, integrando atividades vegetais e animais, e por trabalhar em menores escalas.

O pacote tecnológico da modernização agrícola, adotado pelo Brasil a partir do final da década de 1960, trouxe consigo, uma crescente redução da biodiversidade agrícola e alimentar. Este modelo, “baseado no cultivo de variedades genéticas de alta produtividade, na utilização de insumos químico-sintéticos, na mecanização e no recurso a fontes não renováveis de energia”, é o responsável pela crescente deterioração dos sistemas agrícolas.
Milho Crioulo


Destaca-se a necessidade de desenvolver um sistema de produção e comercialização de alimentos que tenha como principal objetivo, o abastecimento do mercado local e regional, garantindo dessa forma a sua soberania alimentar. Mas sabe-se que para que isso ocorra, são necessárias transformações profundas na forma de fazer agricultura. Para tanto, destaca-se um modo de produção baseado na agrobiodiversidade, onde resgatar e conservar sementes crioulas e sistemas tradicionais de produção são elementos fundamentais para a soberania alimentar.

Observa que apenas a produção primária de alimentos, muitas vezes, não garante que os excedentes produzidos pelas famílias de agricultores cheguem até a população urbana. Assim, é proposto que sejam incentivadas atividades de agroindustrialização e beneficiamento artesanal dos produtos, bem como a criação de espaços alternativos de comercialização, onde os agricultores e a população urbana se encontrem, proporcionando assim, que essa também tenha acesso a alimentos mais saudáveis. 
Por fim, a produção agroecológica de alimentos, o processamento e a comercialização direta destes produtos através das feiras, além de garantir uma melhoria considerável na dieta alimentar das pessoas, também contribui para a soberania alimentar, diferente do atual modelo de agricultura voltado para a exportação.

Fonte: Acadêmica Meline Müller

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua participação neste blog. Um abraço dos alunos Elenice, Jone, Fernanda, Djavan, Meline e Robson